QUESTIONÁRIO DE FARMACOLOGIA
a) O que é tosse?
Tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como conseqüência de um processo irritativo. Em muitos aspectos, esse reflexo é benéfico, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos
b) Quando a tosse é considerada aguda e crônica?
Aguda: é a presença do sintoma por um período de até três semanas. Crônica: tosse com duração maior que oito semanas.
c) Quando o tratamento da tosse é recomendado?
Se a história, exame físico e a radiografia de tórax fornecem subsídios efetivos e suficientes para o diagnóstico etiológico, deve-se realizar o tratamento adequado. Alguns autores estudaram adultos com tosse crônica e encontraram um diagnóstico específico em 92% dos indivíduos e a terapia específica melhorou o sintoma em 98% deles. Este estudo mostra que é fundamental o tratamento da causa básica, porém nem sempre isto é possível e, em algumas ocasiões, um medicamento paliativo, principalmente de uso noturno, pode ser recomendado. Embora haja possibilidade de alívio com os medicamentos antitussígenos (todos muito freqüentemente utilizados pelos médicos), a melhora é discreta, e deve-se em parte ao fato de a dose efetiva estar muito elevada, próxima da dose tóxica.
d) Quais são os ativos mais utilizados no tratamento?
Codeína: um opióide fraco e quase sem efeitos analgésicos (nas concentrações usadas para a obtenção do efeito antitússico). Efeitos adversos incluem obstipação.
Dextrometorfano: narcótico com as mesmas indicações e efeitos similares à codeína.
Folcodina: opióide não analgésico. Pode causar obstipação.
2) ANTIDEPRESSIVO, ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS
a) Conceitue os termos acima.
Antidepressivo é uma substância considerada eficaz na remissão de sintomas característicos da síndrome depressiva, em pelo menos um grupo de pacientes com transtorno depressivo. Algumas substâncias com atividade antidepressiva podem ser eficazes também em transtornos psicóticos.
Ansiolíticos