Questionário de economia 2 sem anhanguera
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R. Não, a escassez significa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas, onde se faz necessário, uma vez que se os recursos fossem ilimitados de forma a se fazer todos os nossos os desejos ninguém se preocuparia com seus rendimentos, nem mesmo as empresas em inovar, sendo que é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas quando deixamos de optar por um determinado bem para ficarmos com outro.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R. Ele não considerava indiferente o formato da política fiscal para o objetivo de atenuar os ciclos, tendo bem claros conceitos de contabilidade pública, Keynes menciona que a forma mais adequada de operacionalização de um controle de demanda pelo Estado seria a adoção de dois orçamentos: um corrente e outro capital. O primeiro deveria ser mantido em equilíbrio ou até superávit, enquanto caberia ao segundo contrapor os ciclos de investimento privado promovendo déficits ou superávits, de modo a manter esse orçamento equilibrado no longo do prazo.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.