Questionário de drogas
ESTUDO DIRIGIDO
1. Descreva os principais tipos de substâncias psicoativas, exemplificando-os.
2. O que é uma sindrome de abstinência? Quais são os seus principais sintomas?
3. Quais são os principais fatores que definem o modo de uso de substância?
4. O que são neurotransmissores?
5. Quais são os objetivos e implicações do “tratamento medicamentoso” e da “terapia pela fala” no caso dos usuários de substâncias psicoativas?
6. Como se explica o aumento dos tratamentos medicamentosos na atualidade e qual é a relação entre o avanço farmacológico e o uso generalizado de drogas na contemporaneidade?
7. Reflita sobre a força dos laboratórios farmacêuticos na atualidade.
8. Quais são as vantagens e desvantagens dos DSM?
RESPOSTAS
1. As substâncias psicoativas são divididas em três grupos: Drogas psicoanalépticas ou estimulantes do SNC (cocaína, anfetamina, nicotina, cafeína etc.); Drogas Psicolépticas ou depressoras do SNC (álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opioides, solventes etc.); e Drogas psicodislépticas ou alucinógenas (cannabis, LSD, fungos alucinógenos, anticolinérgicos etc.).
2. Síndrome de abstinência é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da falta de drogas em usuários dependentes. Caracteriza-se por sensações de mal-estar e diferentes graus de sofrimento mental e físico, particulares para cada tipo de droga. Manifesta um desajuste metabólico no organismo provocado pela suspensão do uso de algumas substâncias. O quadro clínico que revela a falta que determinada substância está fazendo ao metabolismo orgânico. Algumas síndromes de abstinência podem ser tão graves ao ponto de colocar em risco a vida da pessoa,