Projeto de Pesquisa
Curso de Enfermagem
O USO DE ALCOOL E DROGAS POR MÉDICOS E ENFERMEIROS DA REGIÃO DE ILHÉUS E ITABUNA
Nome dos alunos:
Deise Figueiredo
Gabrielle Duarte
Iaggo Berbet
Raquel Ferreira
Stephanie Ribeiro
Yhana Freitas
Orientador:
Paulo Barbosa
Ilhéus, BA
Junho/2014
O USO DE ÁLCOOL E DROGAS POR MÉDICOS E ENFERMEIROS DA REGIÃO DE ILHÉUS E ITABUNA.
Deise Figueiredo
Gabrielle Duarte
Iaggo Berbet
Raquel Ferreira
Stephanie Ribeiro
Yhana Freitas
Projeto de Pesquisa do Curso de Enfermagem 2014.1 apresentado ao Professor Paulo Barbosa para obtenção de crédito da disciplina Metodologia de Pesquisa I.
Ilhéus, BA
Junho/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
METODOLOGIA 5
CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS ....................................................................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
O profissional de saúde no âmbito de seu trabalho lida diariamente com relações humanas de conflito, sofrimento e muitas dificuldades sobre sua pratica, a demanda de atendimento e a atenção à saúde do outro. Seu atendimento requer um preparo técnico cientifico, mas acima de tudo humano, pois muitas vezes a promoção da saúde do usuário não depende apenas de consultas e prescrições. Tem- se percebido o uso cada vez mais frequente de drogas por meio de profissionais da saúde, médicos e enfermeiros (Silva et al, 2001). Há estudos que indicam estes profissionais como vulneráveis à dependência de certas drogas por lidarem com elas em seu trabalho. Consideramos que o uso de drogas por profissionais de saúde pode interferir no seu próprio autocuidado e, consequentemente, no cuidado ao outro ( Zaferino et al, 2006).
Segundo a OMS, o uso de drogas é considerado um problema de saúde publica, pois cerca de 10% das