Zaha Haddid
Zaha Hadid nasceu em Bagdá no ano de 1950. É considerada uma 100 mulheres mais poderosas do mundo e um verdadeiro gênio da arquitetura e do design. Formou-se em matemática na Universidade Americana de Beirut, logo após passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association, e nessa mesma época abriu seu próprio escritório que hoje tem 350 funcionários.
Em 2004, Zaha foi a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura (um prêmio Nobel da arquitetura), anteriormente foi premiada pela Ordem do Império Britânico. Reconhecida pelos seus projetos ousados, polêmicos de extrema qualidade e inovação que causam discussão e atraem muitos fãs em todo mundo. Trabalhou com grandes nomes da arquitetura/design e moda, entre eles Chanel, Louis Vuitton, Swarovsky, Lacoste e Melissa.
Características de suas obras
As suas obras são conhecidas pelas curvas, funcionalidade, conceitos e métodos que diferenciam da arquitetura tradicional. Grande parte delas nunca sairam do papel, o que não diminui a sua influência. Segue abaixo fotos de algumas de suas obras:
Centro Aquático – Londres
Centro Aquático – Londres
Museu de Arte Contemporânea - Italia
Museu de Arte Contemporânea - Italia
Museu de Ciência Phaeno
Localizado em Wolfsburg na Alemanha, é o maior desse tipo na Alemanha com 12 mil metros quadrados, o museu tem o intúito de familiarizar as crianças e os jovens para o mundo da física, biologia e química. Parte de uma série de edifícios culturais que foram construídas a partir dos anos 50. Com exposições interativas os visitantes podem entender como funciona uma acidente de carro, tsunamis são formados. O edifício recebe cerca de 180 mil visitantes por ano. Este trabalho é o que mais se aproxima com os desenhos