Questionário 1 de Geologia Geral
As principais feições que promovem a individualização da Terra são a presença de água no estado líquido, atmosfera a base de N-O, posição espacial em relação ao Sol e o desenvolvimento da vida.
2) O Planeta Terra foi formado por choques ou colisões de meteoros. Por que, então, não se observa na superfície e no interior da Terra nenhuma rocha de composição meteorítica ? Descreva sucintamente o processo de evolução interna (processo de formação do Núcleo, Manto e Crosta).
Pois no início da formação da Terra ocorreu o derretimento dos meteoritos, devido à alta temperatura, o que ocasionou a formação de uma massa líquida, o magma. Massa essa que se subdividiu em núcleo, manto e crosta, esse processo acorreu devido a diferença de densidade dos materiais presentes no magma, onde os mais densos foram se aglomerando ao centro e os menos densos ao redor.
4) Qual o método indireto que possibilitou o homem e estudar e conhecer as subdivisões internas e as composições químicas do núcleo e do manto? Descreva.
Captação e estudo das ondas sísmicas, por meio da experimentação foi possível conhecer a composição e as subdivisões do núcleo e do manto. A diferença de propagação das ondas sísmicas através dos diferentes materiais foi o que possibilitou o desenvolvimento da experimentação e a determinação da composição do interior da Terra.
5) Como é o comportamento das ondas sísmicas S (cisalhante) e P (compressional) no interior do Planeta Terra?
Ondas S: são ondas transversais, análogas à vibração da luz, de movimento perpendicular ao sentido do movimento, não se transformam em energia mecânica e apresentam velocidade de 4,8 Km/s, propagam-se apenas em meio sólido.
Ondas P: são ondas longitudinais, movimento paralelo ao sentido do movimento, dependem da resistência à mudança do sólido, são as mais rápidas e apresentam velicidade de 8,6 Km/s, propagam-se em