QUESTIONARIOS DE FILOSOFIA
1-Caracterize o contexto do surgimento da Sofística
Os sofistas surgem no momento da passagem da tirania e oligarquia para a democracia na transação das narrativas míticas e religiosas.
2-Qual a importância da discussão e da argumentação nesse contexto?
Os sofistas transmitiram suas técnicas e habilidades aos governantes e aos políticos em geral. Eles foram responsáveis pela formação e preparação dos cidadãos para a participação da vida política , utilizando da arte de persuasão.
3-Como se pode entender a retórica e a oratória como artes do discurso?
Deixando de utilizar elementos externos aos transcendentes, utilizando através da retórica e da oratória, a persuasão como ferramenta, onde os indivíduos defendem seus interesses e opiniões. Sendo possível chegar a um consenso de acordo com a forma de persuadir em relação a questões políticas.
7-Como podemos situar Sócrates nesse mesmo contexto do século V a.c em oposição aos sofistas?
Para Sócrate4s, o ensinamento sofístico limita-se a uma técnica argumentativa que convence daquilo que diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. Os sofistas não ensinavam os caminhos para o conhecimento para a verdade única, mas para obter uma verdade que convença a todos e fazia com que todos acreditassem. Já para Sócrates, a discussão parte da necessidade de entender algo melhor e a possibilidade de aperfeiçoá-lo através da reflexão na tentativa de encontrar uma definição. Partindo de um entendimento já existente e ir em busca de algo completo e perfeito.
8-Qual o sentido do método de análise conceitual socráticos?
Sócrates utilizava dois métodos para ensinar: A ironia e a maiêutica. Com esses métodos, Sócrates levava o individuo a perceber quão vago era seu conhecimento, deixando ciente de como superficial podem ser as coisas que tomavam como verdade. A ironia de Sócrates não era satírica e nem tinha como objetivo ridicularizar o indivíduo. Com a ironia ele obtinha do seu interlocutor as suas