Questionario
1. Qual a diferença entre estimativa de custo, orçamento preliminar e orçamento detalhado?
ESTIMATIVA DE CUSTO - Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se, inclusive, adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (Custo Unitário Básico; NBR 12721/06), ou o custo por MW de potência instalada ou ainda, o custo por Km de rodovia construída.
ORÇAMENTO PERLIMINAR - Mais detalhado do que a estimativa de custos.Pressupõe o levantamento de quantidades dos serviços mais expressivos e requer pesquisa de preços dos principais insumos.
ORÇAMENTO DETALHADO - Elaborado com composições de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com uma reduzida margem de incerteza. Feito a partir de especificações detalhadas e composições de custo específicas.
Depende da existência de projetos detalhados e especificações em nível suficiente para o levantamento preciso de quantitativos e par a o entendimento da logística de apoio necessária à produção.
2. O orçamento pode ser classificado entre sintético e analítico. Explique estas duas classificações.
ORÇAMENTO ANALÍTICO - Apresenta visão detalhada dos macro itens ou etapas, ao detalhar quantitativos e custos unitários de cada serviço a ser executado, além das parcelas referentes aos custos indiretos.
ORÇAMENTO SINTÉTICO - Apresenta os custos de uma obra agrupando serviços por macro itens ou por etapas (infraestrutura, superestrutura, vedações, canteiro, etc.).
3. Explique resumidamente o que é administração central e a taxa da administração central.
ADMINISTRAÇÃO CENTRAL: É a estrutura necessária para execução das atividades de direção geral da empresa, incluindo as áreas administrativa, financeira, contábil, técnica, etc.
TAXA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL: É o percentual do custo que as obras rateiam entre si.
4. Em relação à ATIVIDADE PRÉVIA 9, analise