Questionario
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTE
Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico
Profª: Maria Virginia
Flaviane Mendes Queiroz nº 06
Quelli Rodrigues da Silva nº13
Cristiane Campos nº04
Lexsandra Gili Gonçalves nº09
Marlene
Iracema
POLÍTICAS PUBLICAS
NO
BRASIL
MARINGÀ
2011
INTRODUÇÃO
Com o conceito claro de políticas publicas, todos entendem a linguagem usada.
Vamos indicar alguns elementos do conceito, delimitas suas abrangências em termos de esfera de poder político (nível federal, estadual, municipal) e de conteúdo temático (político, econômico, social, saúde, educação, assistência social, etc.).
Procura-se também entender o processo que vai de sua formulação á avaliação dos resultados e como os movimentos populares podem destes participar, seja para tentar influir nas políticas já em vigor, seja para apresentar alternativas que possam atender os interesses da maioria da população.
Para interferir diretamente nesse processo, sobre tudo no nível local, procura-se identificar as possibilidades e espaço existentes, as dificuldades e limites da atual prática, as contradições dos projetos de municipalização e as indicações de caminho para se construir propostas articuladas de políticas de desenvolvimento integrado e sustentável.
COMO SURGIU A POLITICA?
A Política de Aristóteles
Aristóteles chegou a Atenas com 18 anos para estudar na Academia Platônica. Era natural da pequena cidade de Estagira, no norte da Grécia onde nasceu em 384 a.c, filho de um médico da corte macedônica. Mais tarde, o rei Felipe II, provavelmente por indicação de seu doutor, solicitou-lhe que assumisse a função de preceptor do jovem príncipe, o seu filho Alexandre. Aquele que se tornaria o conquistador do império persa e um dos maiores generais da história.
Regressando a Atenas após ter cumprido a tarefa após ter cumprido a tarefa, decepcionou-se por Platão, seu mentor intelectual, não