Questionario
1. O que diz a Lei do Mínimo de Liebig (1840)?
O sucesso de um organismo ou de um grupo depende um complexo de condições. Qualquer condição que se aproxime de ou exceda os limites de tolerância é fator limitante. Em condições de estado constante o material que está disponível em quantidades que mais se aproximem da necessidade mínima tende a ser o fator limitante.
2. Defina “interação dos fatores” e dê um exemplo.
Uma alta concentração ou disponibilidade de alguma substância, ou a ação de algum fator que não seja o fator mínimo, pode modificar o ritmo de utilização deste último. Certas orquídeas tropicais vingam melhor em pleno sol do que na sombra, contanto que se mantenham frescas, enquanto na natureza elas se desenvolvem apenas na sombra, por não tolerarem o sol.
3. Defina “limites de tolerância”.
Um fator limitante pode existir não só devido à insuficiência de algum material como também pelo excesso, assim os organismos apresentam um mínimo e um máximo ecológicos.
4. Explique a frase e dê dois exemplos: “os organismos que tenham faixas de tolerância largas para todos os fatores serão, provavelmente, os mais amplamente distribuídos”.
Significa que eles se desenvolvem bem tanto em condições mínimas favoráveis quanto máximas para o seu desenvolvimento. Euriídrico- euritérmico.
5. Por que é fundamental analisar os limites de tolerância para todas as fases do ciclo reprodutivo?
Porque os estágios reprodutivos vão agir de forma diferente aos diferentes fatores.
6. Defina “ecotipos” e dê dois exemplos de compensação de fatores limitantes.
São chamados ecotipos os organismos que se adaptam e modificam o ambiente para reduzir os efeitos limitantes. As espécies se distribuem em grandes áreas geográficas. Gradientes de temperatura ou iluminação.
6. O que é “sombra de chuva”?
São ventos oceânicos