Aços inoxidaveis
As fundações dividem-se em dois grupos: fundações rasas e fundações profundas. As fundações rasas situam-se na camada da superfície e sua definição segue a regra de que em geral o mecanismo de ruptura ocorre na superfície do terreno. Alguns autores da literatura sobre fundações recomendam a relação de que a distância da escavação pela base da fundação não deva ultrapassar o valor 1. Já as fundações profundas são aquelas em que o mecanismo de ruptura da base não atinge a superfície do terreno. A NBR 6122/96 estabelece que as fundações profundas sejam aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimensão e ao mínimo de três metros de profundidade, embora uma edificação que possua as estruturas de fundação até aproximadamente sete metros de escavação abaixo do nível acabado do piso da construção também poderá ser denominada fundação rasa, desde que o quociente da distância escavada pela base resulte igual ou menor a 1. As fundações profundas são separadas em três tipos: estacas, tubulão e caixão. Já as fundações rasas dividem-se em maior número, quanto a simetria, podem ser do tipo: bloco, viga de fundação, grelha, sapata associada, sapata isolada e radier, sendo que a última é o objeto de estudo nesse trabalho. Essas fundações podem possuir suas simetrias muito variadas, dependendo das combinações que sejam feitas. Exemplos são fundações com radier ligado aestacas, radier sobre tubulão, sapata sobre estaca, que também recebe o nome de “estaca T”.
Fundações rasas são econômicas e, em geral, também são mais simples de executar se comparadas as fundações profundas.
O radier é um tipo de fundação rasa que funciona como uma laje contínua de concreto armado em toda a área da construção e transmite as cargas da estrutura da casa (pilares ou paredes) para o terreno.
Para entender como funciona um radier imagine pisar num terreno de barro, muito mole, totalmente encharcado depois de uma chuva ; seu pé com certeza vai afundar.