questionario a filosofia
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame nacional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica. A atitude filosófica é uma atitude crítica porque preenchem esses três significados da noção crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional.
Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando o que era sujeito de crença aparece como algo contrário ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, estamos passando de atitude costumeira a atitude filosófica.
Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
Por que se pergunta “Para que filosofia”?
O que é e como é a reflexão filosófica?
Reflexão (volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se como capacidade para o conhecimento, a linguagem, o sentimento e a ação)
Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?
Analise, reflexão e critica.
Explique por que a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica?
Estão orientadas pela elaboração filosófica de ideias gerais sobre a realidade e os seres humanos. Por tanto, para que essas três atividades se realizem, é preciso que aa filosofia se defina