QUESTIONARIO IVANY 1
Leiam o texto e respondam as questões.
Ética e conflito nas tomadas de decisão
Ao tratarmos de negociação, certamente é importante abordarmos o aspecto ética nas negociações. Existem diversos tratados filosóficos que abordam o conceito de ética e cada um desses conceitos é direcionado para uma área do conhecimento humano ou época da vida do ser humano. Basicamente, o estudo da ética advém do estudo da moralidade humana. Isso quer dizer que ética está diretamente ligado ao estudo do que é certo e ao que é errado – sendo que os conceitos de certo e errado igualmente devem ser apresentados.
A ética também está ligada aos conceitos filosóficos de bem e mal. Dada a dificuldade de definição mais ampla, poderemos adotar aqui o conceito de ética como “um código de princípios e valores morais que governam o comportamento de um pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado” (ANDRADE, ALYRIO e MACEDO, 2007, p.10).
Considerações sobre a ética
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Podemos dizer que a Ética analisa as regras e os princípios morais que são destinados a orientar a ação humana; ou seja, tem em si uma estrutura capaz de analisar diferentes opções para se ter referência sobre o que é ou não correto em determinado momento. Desidério Murcho, em artigo intitulado “’Ética’ e ‘moral’, outra vez” diz: “O objectivo deste pequeno artigo é esclarecer melhor a pretensa diferença entre ética e moral. Temos de distinguir duas coisas muito diferentes: as palavras e as coisas. Tanto podemos usar as palavras “ética” e “moral” como sinónimas, como podemos usá-las como não sinónimas. É irrelevante. O importante é saber do que estamos a falar se as usarmos como sinônimas e do que estamos a falar quando não as usamos como sinónimas. O problema didáctico, que provoca dificuldades a muitos estudantes, é que geralmente os