questionario do cap 7 do livro fundamentos de psicofarmacologia
R- são medicamentos utilizados para tratar a ansiedade patológica.
Antigamente se fazia o uso de medicamentos ansiolíticos para tratar os transtornos de ansiedades os chamados BZDs, no entanto hoje em dia tem sido empregado antidepressivo de segunda geração no tratamento de transtorno de ansiedade.
Qual a diferença de ansiedade normal e patológica?
R- a ansiedade normal é aquele desejo de fazer alguma coisa para evitar, atenuar ou eliminar um estado de desprazer, no entanto quando a ansiedade atinge níveis muito altos e o desempenho fica prejudicado estamos diante a ansiedade patológica.
Classificação dos transtornos de ansiedade
Transtorno de pânico com agorafobia: é a combinação de ataques de pânicos e agorafobia.
Qual a definição de agorafobia?
R- é o medo e esquiva de lugares ou situações em que a fuga é difícil ou embaraçosa.
Fobia simples: é o medo intenso provocado pela exposição a objeto ou situações definidos, frequentemente levando a um comportamento de esquiva.
Fobia social: é a ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situação social ou desempenho levando à esquiva.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Caracterizado por obsessões e compulsões.
Transtornos de estresse pós-traumáticos: é a revivescência de acontecimentos traumáticos, acompanhados de hipervigilância e esquiva a estímulos associados ao trauma.
Transtorno de estresse agudo: é a revivescência de acontecimentos traumáticos logo após o trauma.
Transtorno de ansiedade generalizada: é a ansiedade ou preocupação excessiva, persistente por mais de 6 meses. Transtorno de ansiedade induzida por fármaco: sintomas proeminentes do abuso de drogas, medicações ou exposição a toxinas.
Transtorno de ansiedade não especificado: ansiedade intensa ou esquiva fóbica que não se enquadra em nenhuma das opções anteriores.
Transtorno de ansiedade devido a uma condição clinica inespecífica: sintomas decorrentes de uma doença orgânica.