Questionario 3
DISCIPLINA: BASES QUÍMICAS
DOCENTE: BRUNO OLIVEIRA MOREIRA
LIGAÇÕES IÔNICAS E MOLECULARES
Dhaiane Alves Araujo Pita
Lauriane Silva Souza
Maria Luisa de Oliveira Nogueira
Priscila Sousa Oliveira Santos
VITÓRIA DA CONQUISTA- BA
MAIO/2015
QUESTIONÁRIO
1) Considerando o aquecimento das substâncias no item I, explique, levando em conta o tipo de ligação química, o tipo de forças intermoleculares, etc., a diferença de comportamento observada.
Ao aquecer o Cloreto de Sódio (Na Cl) não há mudança no estado físico, por apresentar em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro, o sal é uma substância iônica que possui ligações iônica e interações do tipo dipolo-dipolo, que são fortes, e por isso apresenta elevados pontos de ebulição e fusão. O Cloreto de Zinco (ZnCl2) ao ser aquecido muda de estado físico, passando do sólido para o líquido, apesar de ser uma substância iônica possui caráter covalente, tendo baixo ponto de fusão. O Iodo (I2) ao ser aquecido sublima, passa do estado sólido para o gasoso, isso se dá pelo fato do Iodo apresentar ligações moleculares e interações muito fracas do tipo dipolo induzido-dipolo instantâneo, o que acarreta em baixos ponto de fusão e ebulição.
2) Pode-se observar que o Iodo é uma substância que sublima. Todas as substâncias moleculares sublimam? Justifique sua resposta.
O iodo é uma substância apolar, assim como ele está no estado sólido suas moléculas se mantém nos cristais moleculares, devido a força de atração intermolecular, que é do tipo dipolo induzido-dipolo instantâneo, o mesmo ocorre com o gelo seco. Essa força surge quando as suas moléculas se aproximam e ocorre uma repulsão entre seus elétrons, levando a deformações momentâneas nas suas nuvens eletrônicas. Isso significa que surgem dipolos momentâneos nas moléculas, que induzem as moléculas adjacentes, resultando em forças