Question rio para prova de Cuidados Paliativos 1
Principais pontos: 1º slide Filosofia e princípios
Atualmente morre-se mais de doenças crônicas prolongadas cerca de 90%, do que de morte súbita cerca de10%.
Fase/abordagem Obstinativa: Início do diagnóstico/fim de vida. Durante este período se tem apenas tratamento específico. Trata-se até a morte.
Fase/abordagem abandono: Início do diagnóstico/fim de vida. Durante este período se tem tratamento específico. Morrem sem Cuidados Paliativos.
Fase/abordagem Separada: Início do diagnóstico/fim de vida. Durante este período os cuidados paliativos aparecem somente quando não se há tratamento e então se encaminha o doente para os Cuidados Paliativos e este se estende até após a morte do paciente.
Fase/abordagem Integrada: Início do diagnóstico/fim de vida. Durante este período os cuidados paliativos já se conhecem desde o início do diagnóstico, porém com uma abordagem separada do tratamento específico. A intervenção dos cuidados paliativos se estende até após a morte do paciente.
Fase/abordagem Cooperativa: Início do diagnóstico/fim de vida. Durante este período os cuidados paliativos já se iniciam desde o início do diagnóstico, porem com uma abordagem cooperada entre o tratamento específico e os Cuidados paliativos até o fim de vida. Sendo que os cuidados paliativos se estendem na fase do luto.
O índice de envelhecimento (IE) em Portugal vem aumentando com o decorrer dos anos. Em 2004 registraram-se 109 idosos para cada 100 jovens. Estima-se que em 2050 este número suba pra 243 idosos para cada 100 jovens. Índice este preocupante.
A região do Alentejo é a mais envelhecida. Podendo chegar a ter 584 idosos para cada 100 jovens em 2050.
A região do Algarve, Segundo projeção deixará de ser uma das zonas mais envelhecidas para ser uma das menos envelhecidas, abaixo ficará apenas a região dos açores.
Os Cuidados Paliativos vem atuar como uma resposta alternativa para as pessoas em fim de vida mantendo um