Andressa Monteiro Resenha Ne mesis Alterac o es

949 palavras 4 páginas
O hospedeiro da culpa Em seu último romance publicado, Philip Roth atribui vitimismo à justiça divina. A poliomielite esteve presente por muito tempo, contaminando silenciosa e globalmente um número inestimável de crianças e adultos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja 20 milhões de pessoas que venceram a pólio, além de 12 milhões em todo o mundo com algum grau de limitação física causada pela doença. Grandes epidemias aconteceram na Europa e nos Estados Unidos até o final do século XIX. Foram conduzidas mudanças importantes na medicina, na fisioterapia e na arrecadação de fundos filantrópicos. Os sobreviventes da pólio colaboraram com o progresso de movimentos pelos direitos de deficientes, em campanhas civis e sociais.

Na ficção, Eugene “Bucky” Cantor, principal personagem do livro “Nêmesis”, de Philip Roth, lançado no Brasil em setembro de 2011 (tradução de Jorio Dauster, Companhia das Letras, 200 páginas), passa pelo mesmo problema com a doença: aos 23 anos de idade, é um professor de educação física e inspetor de uma escola judaica de Newark, nos Estados Unidos, que tem sua vida transformada quando vários alunos do colégio contraem poliomielite, em 1944.
À medida que mais casos eram descobertos, a população da cidade ficava extremamente temerosa, já que a fonte do contágio era misteriosa e anônima. Portanto, toda e qualquer forma de interação física era motivo para suspeitas.
Por ver grande parte dos estudantes à sua volta doentes, Bucky carregava um sentimento de culpa e de medo perante à doença, com temor de contraí-la ou, pior ainda, de passá-la aos seus alunos - já que deixava bem claro que eles não parassem de praticar exercícios físicos mesmo com a epidemia presente.
Seu avô, um judeu imigrante polonês, era um homem rigoroso e fiel aos princípios de masculinidade, força corporal, tenacidade, determinação e integridade moral. Ele “ensinara o neto a se afirmar como homem e judeu”. Como uma batalha a ser

Relacionados