QUESTION RIO JEAN JACQUES ROUSSEAU E O CONTRATO SOCIAL
QUESTIONÁRIO
1- EXPLIQUE O CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU.
R: O contrato social consiste em um pacto, ou seja, uma deliberação conjunta no sentido da formação da sociedade civil e do estado. Trata-se de um acordo que constrói um sentido de justiça que lhe é próprio. É a união de muitos em torno de um só objetivo comum em função do ato de um ato de união denominado pacto social. É abrir mão da forma individual de se viver adotar o coletivismo, visando o bem comum. Eis aí o embrião que daria origem à Revolução Francesa.
2- COMENTE A AFIRMAÇÃO DE ROUSSEAU: "O HOMEM NASCEU LIVRE, MAS POR TODOS OS LADOS ESTÁ PRESO. (P. 291)"
R: Apesar de ser considerado um ser livre o indivíduo, desde o seu nascimento, está submetido às normas sociais que trazem modelos de comportamentos socialmente aceitáveis, pré-estabelecidos por um grupo específico de indivíduos, cujas ações podem ser efetuadas de modo consciente ou inconsciente. O sujeito é pressionado a respeitar e obedecer a essas regras com o intuito de adaptar-se e ser aceito pela sociedade. Caso desobedeça, será obrigado a suportar às sanções difusas impostas pela sociedade.
3- INTERPRETE O TEXTO: "TRATA-SE EM SUMA, DE UMA UNIÃO DE FORÇAS, POIS SE O HOMEM NÃO PODE CRIAR NOVAS FORÇAS, AO MENOS PODE UNIR-SE PARA QUE AS FORÇAS PARTICULARES SE TRANSFORMEM EM UMA FORÇA MAIOR E ASSIM, DESSA UNIÃO POSSA SURGIR UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO EM QUE A FORÇA DE TODOS É MAIOR DO QUE A FORÇA DESORGANIZADA E INGLÓRIA DOS PARTICULARES ESPALHADOS, DISPERSOS, DESUNIDOS, DESAGREGADOS". (P. 293)
R: O texto fala sobre o contratualismo, necessário à evolução da sociedade pois, desprovido de capacidade para a criação de novas forças individuais o homem decidiu juntar-se e criar uma nova força organizada e poderosa que representasse a todos, destinada à realização da igualdade e a garantia da realização do bem comum.
4- ESTABELEÇA A RELAÇÃO ENTRE "DIREITOS NATURAIS" E "DIREITOS CIVIS", SEGUNDO ROUSSEAU.
R: Os