Question rio Ciencias Politicas I
1. Explique a diferença estabelecida por Duverger em relação ao modo de Platão e Aristóteles interpretavam a política.
R: Platão usa o método dedutivo, baseado sobre os valores e moral, pouco atém aos fatos e discrimina a política como meio predominantemente em favor da raça( guerreiros, filósofos, etc.) e subjugando os demais.
Aristóteles inicia suas concepções de ciência política usando como base o método indutivo, pois não haviam fatos antecessores á ele para que pudesse ter como base de analise, Aristóteles usa de juízo de valor para denominar como a política deveria ser.
O que difere esses teóricos são suas linhas de pensamento, sendo Aristóteles com o método indutivo, Platão usando o método dedutivo e Duverger usando os juízos de fato.
2. A partir do texto “ a noção de ciência política” de Duverger, descreva as fronteiras da ciência política.
R: durante a evolução e adaptação da ciência política, Duverger analisou as fronteiras das ciências políticas, sendo estas as ciência-encruzilhada, ciência residual e ciência de síntese, sendo a ciência encruzilhada um campo mais amplo, onde as ciências humanas se cruzariam e se completariam para o campo de estudos da ciências políticas e a filosofia politica. Já a política residual usa como base alguns fatores negligenciados pelas ciências de encruzilhada, como por exemplo os partidos políticos, eleições e elaborações de decisões políticas. A ciência politica, ciência de síntese tem como objeto generalizar e sistematizar os resultados obtidos pelas diferentes ciências sociais, no domínio do poder(estado)
3. Discorra sobre os argumentos que Duverger apresenta para definir o objeto de pesquisa de ciência política ( ciência do estado e ciência de poder ).
R: Duverger usa os termos ciência política para designar a política como forma de poder coercitivo, organizado e delimitado ao estado, nações e povos como soberania, sendo seu público sujeito ao consenso de poder político, já o