QUESTION RIO 3 E 4
1. Que significa dizer que alguma coisa é natural ou por natureza?
Significa dizer que essa coisa existe necessária e universalmente como efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a Natureza. Significa dizer, portanto, que tal coisa não depende da ação e intenção dos seres humanos.
2. O que significa dizer quando se fala em natureza humana?
Significa dizer que é algo natural a todo ser humano, como um gênero universal, que se divide por espécies naturais (brancos, negros, índios, pobres, ricos, judeus, árabes, homens, mulheres, alemães, japoneses, chineses, etc.).
3. Dê alguns exemplos de absurdos decorrentes da naturalização dos comportamentos, ideias e valores dos seres humanos.
Dizer que “é natural chorar na tristeza” entra em contradição com a ideia de que “homem não chora”, pois, se isso fosse verdade, o homem teria que ser considerado algo que escapa das leis da Natureza, já que chorar é considerado natural. O mesmo acontece com a frase sobre o medo e a coragem: nelas é dito que o medo é natural, mas que uma certa pessoa é admirável porque não tem medo. Aqui, a contradição é ainda maior do que a anterior, uma vez que parecemos ter admiração por quem, misteriosamente, escapa da lei da Natureza, isto é, do medo.
4. Dê exemplos dos vários sentidos com que usamos a palavra cultura em nosso cotidiano?
Na frase: “Pedro é muito culto, conhece várias línguas, entende de arte e de literatura”. Podemos observar a palavra cultura sendo empregada como se a quem a possui tem prestígio e respeito, fosse o mesmo que ser “ser importante”. Já na frase: “Imagine! É claro que o Luís não pode ocupar o cargo que pleiteia. Não tem cultura nenhuma. É semianalfabeto!” a falta da cultura é tida como algo negativo, que pode habilitar alguém a ocupar algum posto ou cargo, pois “não ter cultura” significa não estar preparado para uma certa posição ou função.
5. Enumere os principais sentidos da palavra natureza.
1 - Princípio de vida ou