Questao sobre estrativismo
Trata-se do:
a) café.
b) cacau.
c) algodão.
d) milho.
e) fumo. resposta:[B] 02- pergunta:"Em todas as partes trabalham muitos homens. Eles vêm de longe, até de países vizinhos. Com facões eles cortam as folhas de sisal rente ao solo. Elas são amarradas em feixes e levadas imediatamente para a fábrica, pois o calor provocaria rapidamente sua fermentação ou apodrecimento. As folhas são esmagadas por máquinas, restando apenas as fibras duras, que são secas ao sol e separadas por crianças, retornando então à fábrica onde são preparadas e prensadas. São a seguir conduzidas até o porto mais próximo e embarcadas para a Europa, onde serão transformadas em cordas, cadarços, tapetes, sacarias ou isolantes térmicos e acústicos na moderna construção civil."
Sistemas agrários e agroindústrias semelhantes ao descrito, embora com outros produtos, podem ser encontrados em:
a) Índia, China e Japão.
b) Alemanha, Estados Unidos e Zaire.
c) México, Argentina e Suécia.
d) Angola, Indonésia e Brasil.
e) Austrália, Quênia e União Soviética. resposta:[D] 03- pergunta:Vivendo há mais de um século subordinados a relações quase servis de trabalho, criando seus filhos a durante gerações num mesmo espaço da floresta amazônica, extraindo o látex e a castanha-do-pará - sem ter precisado para isso mais do que pequenas clareiras na mata - os habitantes da floresta lutam pela concretização das RESERVAS EXTRATIVISTAS que representam
a) experiências de colonização com a introdução de programas tecnológicos, econômicos e sociais para promoverem a elevação do nível de vida da população local.
b) a transformação das áreas ocupadas em espaços agrícolas e pecuários rentáveis e modernos.
c) uma subdivisão da área florestal em lotes individuais de acordo com os módulos rurais regionais.
d) uma proposta de exploração racional para