Biologia
O DNA é um acido repositório da informação genética, o mesmo se compõe de desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina. É encontrado principalmente nos cromossomos e em pequenas quantidades, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos cromossomos das células eucariontes o DNA está associado a proteínas básicas, principalmente histonas.
A molécula de DNA consiste em duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice em torno de um eixo; nessa hélice as bases se unem através de pontes de hidrogênio onde ao lado ocorre a interação hidrofóbica das bases pareadas contribui para manter a estabilidade da hélice de DNA.
Para que essa duplicação ocorra, as pontes de hidrogênio se desfazem para as cadeias se separarem. Após esta separação, que ocorre com a ajuda de enzimas, uma nova cadeia começa a ser formada, chamada cadeia complementar, com a ajuda da enzima DNA-polimerase. A adenina sempre emparelha com a timina, e a guanina sempre emparelha com a citosina na fita de DNA, no RNA a adenina emparelha com a uracila. No final do processo temos duas fitas idênticas.
Objetivo
Extrair DNA da cebola utilizando produtos de uso doméstico (detergente para lavar louça, sal de cozinha e álcool).
Material e Métodos
1- Materiais necessários
* Uma cebola grande * Ralador * Sal de cozinha (NaCl) * Detergente para lavar louça (liquido ou gel) * Água quente (65°C a 80°C) * Papel filtro de café * Gelo * Funil ou suporte para filtro de café * Álcool 96°GL gelado * Dois frascos de vidro (~200ml) * Bastão ou pipeta de vidro * Recipiente (plástico ou isopor) para banho de gelo
Procedimento
1. Rale a cebola e coloque o material ralado em um dos frascos. 2. Adicione 100ml de uma solução feita com 80 ml de água