Contabilidade Geral
Disciplina
ECONOMIA E ANÁLISE DE MERCADO
2010
1
INTRODUÇÃO
.O Contabilista precisa estar capacitado para compreender a conjuntura econômicofinanceira, agindo eticamente no mercado.
ECONOMIA
No dia-a-dia, pode-se observar que a atividade econômica está presente em todas as situações. Quando você compra ou vende alguma coisa, quando ganha ou gasta dinheiro e quando trabalha, está participando da economia de seu País. A organização econômica das comunidades e a solução dos problemas de recursos escassos constituíram desde tempos antigos como na fenícia; ensaios sobre a renda e o sistema orçamentário e equilíbrio de receitas e custos.
Esteja atento ao conceito de economia, aos fatores de produção, aos agentes de produção e aos setores de produção.
CONCEITO
O nome Economia teve sua origem na palavra grega "oikos", que significa patrimônio e
"nomos" que significa administração.
Para os antigos a Economia era apenas uma atribuição da administração doméstica. Na
Idade Média, com o Feudalismo, São Tomás de Aquino (1225 - 1274) na Itália, chamava de ecônomos aquelas pessoas que administravam alguns estabelecimentos do governo, da igreja ou das famílias.
No Mercantilismo com os estados nacionais o economista francês Antonie de
Montchrétien (1575 -1621) acrescentou a palavra política, ao nome Economia em 1615.
Este nome tem sua origem na palavra "politicus" do latim que significa Cidade ou País.
A palavra grega "polis" também de significado cidade tem muitos exemplos, sendo usados na terminação do nome de cidades brasileiras como por exemplo Florianópolis .
Com o surgimento do século XIX e a partir de 1870 através das obras de três economistas: Karl Menger, Willian Jevons e Léon Walras é que a expressão Economia
Política foi abandonada, sendo substituída por várias expressões; a mais importante aquela que diz: A Economia está relacionada a administração do patrimônio.
Estando a Economia também relacionada as relações humanas,