Quest O Energ Tica No Brasil
Críticas a construção de Angra 3 e Belo Monte
Belo Monte: Impacto Ambiental
Angra 3: Perigo Nuclear
O Brasil é considerado o segundo país do mundo com maior potencial hidrelétrico, além de possuir excelentes características para produção de energia eólica e solar, duas grandes fontes alternativas. Disponibilidade de recursos energéticos de origem fóssil no Brasil, que aumentou consideravelmente após a descoberta do Pré-Sal.
Uso de energias mais limpas, como a eólica e solar, em teoria o Brasil consegue suprir a demanda de energia, no Nordeste, por exemplo, é propício o uso da energia eólica e também o Brasil é um solo com bastante insolação favorecendo o uso da energia solar.
Críticas a construção de Angra 3 e Belo Monte
Belo Monte: Impacto Ambiental
Angra 3: Perigo Nuclear
A energia mais utilizada no Brasil é a hidroelétrica, mais de 75% da capacidade de geração nacional é composta por usinas hidrelétricas de grande e médio porte. Os outros 25% são gerados por usinas termelétricas, nucleares e fontes alternativas.
1. Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná - Capacidade: 14.000 MW;
2. Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Rio Tocantins - Capacidade: 8.370 MW;
3. Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná - Capacidade: 3.444 MW;
Política Energética No Brasil
Recebe o nome de política energética brasileira as diretrizes estabelecidas pelo governo federal para administrar e explorar da melhor forma possível os recursos do território nacional, de modo a alimentar a indústria, o comércio e a população em geral.
A energia é uma questão estratégica não só para o Brasil, mas para todas as outras nações, que deve ser tratada com cautela. O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, sendo que mais de 45% de toda a energia utilizada no país é gerada a partir de fontes renováveis. O mundo utiliza 81% de combustíveis fósseis, e apenas 13% de fontes renováveis. Em contrapartida, o Brasil utiliza 53% de combustíveis