Quest Es Resolvidas MCASP
1211 palavras
5 páginas
EXERCÍCIOS DE CONTABILIDADE PÚBLICA – QUESTÕES DOCESPE/ESAF
Caro estudante!
Balanço público não é “bicho de sete cabeças”!
Para fins de concursos, os demonstrativos contábeis (balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais), não apresentam dificuldades de entendimento.
Temos observado nos concursos organizados pelo CESPE e a ESAF que as questões sobre balanços públicos exigem conhecimentos superficiais e às vezes apenas de raciocínio lógico.
Essa é uma notícia! Portanto, amigo concursando, o assunto balanços públicos, pelo menos para fins de concursos, parece, mas não é difícil.
Assim sendo, o candidato que possui conhecimento razoável sobre os demonstrativos contábeis e se estiver bastante atento na hora da prova provavelmente terá um bom desempenho.
Assim sendo, fique tranqüilo porque os balanços públicos parecem, mas não são “bichos de sete cabeças”. Às vezes apenas impressionam pela grandeza dos números, porém, tenho observado que a maioria dos dados não é utilizada para o cálculo do que se pede.
Lembre-se de velho ditado: “tamanho não é documento”. Esse ditado popular às vezes tem se tornado verdadeiro nas questões de balanços públicos. A título de contribuição, posto que já estamos próximo da prova do TCU, vamos resolver algumas questões:
Bom estudo!
1. (CESPE – Auditor TCU – 2007) Haverá tanto superávit quanto déficit na execução orçamentária de um ente público que apresente, ao final do exercício, a seguinte situação.
1
Resolução
À primeira vista parece estranho informar no comando de uma questão:
“Haverá tanto superávit quanto déficit na execução orçamentária de um ente público”.
Parece-nos que a lógica é o resultado apurado apresentar superávit ou déficit. Porém, pode-se verificar que entre os valores existe o do montante do orçamento, valor esse que significa a previsão da receita.
Analisando somente o lado das receitas podemos extrair o seguinte resultado: Receita prevista ‹ Receita arrecadada = excesso ou