Quest es Hist ria do Direito slide de Karl Marx

505 palavras 3 páginas
TRABALHO
HISTÓRIA DO DIREITO

1 - Por que os homens conservam essa realidade?
Devido ao capitalismo ser um círculo vicioso, em que o assalariado vende a sua força de trabalho para sobreviver e o capitalista lhe compra a força de trabalho para enriquecer.

2 - Como se explica que não percebam a reificação?
Pelo capitalismo ter reduzido o trabalhador à execução de tarefas simplificadas, parciais e repetitivas na linha de produção da fábrica, assim o trabalhador só aprende que deve trabalhar para receber o salário e viver, pois esta é a percepção que tem da realidade na vida cotidiana, ou seja, o trabalho é percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. Daí adquire uma consciência falsa do mundo em que vive. O trabalhador não percebe isso por causa da ideologia que é uma concepção de mundo gerada pela classe dominante e assumida pela classe dominada como se fosse sua.

3 - Como entender que o trabalhador não se revolte contra uma situação na qual não só lhe foi roubada a condição humana, mas ainda é explorado naquilo que faz?
Através da ideologia que é aquele sistema ordenado de idéias e concepções, de normas e de regras (com base no qual as leis jurídicas são feitas) que obriga os homens a comportarem-se segundo a vontade do “sistema”, como se estivessem se comportando segundo sua própria vontade.

4 - Como explicar que essa realidade nos apareça como natural, normal, racional, aceitável?
Devido o Estado ser uma comunidade ilusória. Isto não quer dizer que seja falso, mas sim que ele aparece como comunidade porque é assim percebido pelos sujeitos sociais. Estes precisam dessa figura unificada e unificadora para conseguirem tolerar a existência das divisões sociais, escondendo que tais divisões permanecem através do Estado. O Estado é a expressão política da sociedade civil enquanto dividida em classes. Não é, como imaginava Hegel, a superação das contradições, mas a vitória de uma parte da sociedade sobre as outras.

Relacionados