Quem é você quando ninguém está olhando? –Bill Hybels
O livro relata sobre alguns princípios que devemos ter, principalmente quando ninguém esta vendo. Que seria o nosso caráter. O livro começa falando do que é o caráter, os atributos de um bom caráter. Apontando os principais sintomas das pessoas que não tem caráter, na adolescência; olhando para as clinicas de aborto e para a enorme taxa de doenças sexualmente transmissíveis. No mundo dos adultos, vemos os governos aceitando suborno, lideres do mundo dos negócios exigindo compensações e investidores explorando informações privilegiadas que geram fortunas não declaradas. Não somente isso mas, homens que espancam as esposas, cidadãos desempregados e crianças que se tornam vitimas de abuso.
O que seria caráter então? Caráter não é o que já fizemos, mas aquilo que somos. O caráter carrega vários traços pelo qual o mostra um bom caráter numa pessoa. O amor, diz o apostolo Paulo, é o traço mais importante do caráter cristão (1 CO. 13:13). Outros traços que carregam um bom caráter seriam; coragem, disciplina, visão, persistência, dentre muitos outros.
O caráter não é algo que se possa desenvolver através de resoluções nobres tomadas com base numa lista de atributos. É necessário muito esforço, algum sacrifício, e anos de fidelidade, para que qualquer uma dessas virtudes se torne plena e constantemente perceptível em nós.
Então partir do segundo capito, o livro começa falando do primeiro atributo de um bom caráter que seria a coragem. Que todos os dias temos que tomar decisões que revelam se somos corajosos ou covardes. Temos que de escolher entre assumir um ressico cuidadosamente calculado ou nos abrigarmos dentro da imobilidade de um ambiente seguro, ou ainda resolvemos crer em Deus e confiar nele, mesmo que por vezes não entendamos seus caminhos, ou então optamos por desconfiar dele e nos acovardamos na duvida e no medo. Só para tornar-se um cristão, já é necessário exercitar muita coragem. Se tornar-se cristão e preciso coragem, muito