quem que ser um milionario
O filme conta a história de Jamal e Salim são dois irmãos que perdem a mãe ainda crianças, em um motim por motivos religiosos, e a partir daí são lançados às aventuras aterrorizantes que fazem parte do itinerário dos excluídos. Mas eles não estão sozinhos. A pequenina Latika, na mesma situação, também estará presente, em uma série de encontros e desencontros. É nesse contexto que são lançados às desgraças do mundo civilizado, à miséria e o sabor dos dólares.
Mas as três crianças crescerão e se enredar nas tramas humanas ante o infinito poder de corrupção do dinheiro. Eles tomarão caminhos diferentes, não porque planejaram, mas pelas colisões casuais de suas vidas em seus vários contextos. Jamal, o irmão mais novo, passa a ganhar a vida servindo chá, Salim, o mais velho, encontra a vida no crime, e Latika conhece o gênero masculino em variações bestiais do patriarcalismo. Jamal e Latika mais do que companheiros de miséria, também se descobrem nas surpresas afetivas, porém, o conto de fadas moderno reserva muitas desventuras.
Um dia Jamal, já com dezoito anos, se inscreve para um programa de perguntas e respostas “Quem que ser um milionário” e fica a uma pergunta de conseguir o prêmio máximo. Como ele conseguira chegar até aqui? Trapaça ou sorte? Genialidade ou destino? Mandado a uma sala de interrogatório ele é torturado por militares e obrigado a esclarecer como havia conseguido tal feito, já que ninguém acreditava na possibilidade de um favelado sem instrução levar o prêmio máximo.
Jamal, então, assiste com o militar a uma fita contendo o programa do qual ele participou, e todos poderão entender como ele respondeu às perguntas. Através dessa narrativa complexa e diferente entramos no mundo de Jamal, que surpreende a todos, provando que tinha uma forma mais "refinada e eficiente" de cultura, aquela a qual aprendeu nas ruas.
Percebemos, então, que as perguntas do programa possuíam alguma ligação com os