aprenda a ser um milionário
O que é? É a possibilidade de ocorrerem mudanças desfavoráveis na renda adquirida através da força de trabalho
Pra que serve o calculo do risco? Para definir a quantidade de ativos de fácil liquidez a pessoa deve ter para que não entre apuros e venha passar necessidade de recursos básicos para sobrevivência caso haja algum imprevisto.
Porque o conceito de foca apenas na renda proveniente da força de trabalho? Por que com exceção de quem já está na aposentadoria, grande maioria das pessoas ainda tem como maior fonte de renda este recurso.
Como calcular o risco de uma possível perda de emprego? Segundo Paulo Portinho não há uma formula para calcular os riscos de ficar desempregado, porém ele apresenta duas tabelas á quais pede que seja respondida honestamente, são elas:
RISCO DE PERDER EMPREGO X PESO
Iminente 5Nos próximo 3 meses 4Nos próximos 6 meses 3Nos próximos 12 meses 2Não vejo risco relevante 1
TEMPO PARA SE REEMPREGAR X PESO
Imediatamente 1Em no máximo 3 meses 2Em no máximo 6 meses 3Em no máximo 12 meses 4Não vejo oportunidade relevantes5Basta escolher honestamente uma opção em cada tabela, e somar os valores indicados no campo PESO, e ver na tabela a seguir qual o risco de ficar desempregado
RISCOS DO FLUXO DE CAIXA Altíssimo 10
Alto 8 e 9
Médio 5 e 7
Baixo 3 e 4
Baixíssimo 2Categoria de alto risco: Há uma urgência maior em aumentar seu grau de empregabilidade do que em organizar suas finanças. Indica-se entender os motivos da dificuldade em se manter empregado, os motivos mais comuns são: escolaridade,controle emocional,inteligência emocional e etc.
Categoria de risco controlado: Com o orçamento comprometido provavelmente entre 6 e 12 meses, indica-se fazer um colchão de reservas, escolhendo o ativo adequado para receber seus recursos de reserva. Será necessário manter entre seis e doze vezes o seu valor mensal gastos com seu passivo de subsistência.
Colchão de reservas: pode ser entendido como os recursos