Quem forma o cidadão do amanhã
A família deixou de ser a base da formação psicológica e educacional da criança. Não é mais a família que forma o cidadão de personalidade, de caráter, de determinação. Sujeito reto e digno de todo o respeito.
Nos tempos modernos, com a correria do dia-a-dia, em que os pais ficam mais fora de casa, trabalhando e buscando recursos para crescimento profissional e financeiro, do que com seus filhos, foi transferida ao professor e a escola a responsabilidade da formação dessas crianças. São os professores que tem a responsabilidade de preparar o cidadão para o futuro. O sentimento de cidadania, de responsabilidade, de amor ao próximo, do desejo de crescer como pessoa e como profissional, de aprender e de ter idéias, tudo isso e muito mais, são os professores que ensinam e moldam na personalidade e no caráter dos nossos filhos. Se um aluno ainda criança aprende a respeitar o seu colega de classe em qualquer circunstância e a cumprir com suas obrigações, com certeza, quando adulto, será uma pessoa preparada para enfrentar as adversidades sem precisar agredir ou ferir ao seu próximo, tudo será feito pelas suas qualificações pessoais e, essas qualificações, foram iniciadas na infância, pelo bom professor.
Mas como se formarão os cidadãos de amanhã, se hoje, nós os pais, não valorizamos aqueles que nos substituem na formação de nossos filhos? Como podem os professores se dedicarem à formação dos futuros PROFESSORES, líderes políticos, empresários, médicos, advogados, servidores públicos, industriários, agricultores e profissionais de todas as áreas de produção e prestação de serviços, se NÓS MESMOS, não levantarmos essa bandeira de devolver ao MESTRE o seu verdadeiro valor para a sociedade? Será que não percebemos que o ser humano está involuindo ao invés de evoluir?
Quando deixamos de lado a BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL, que é a FAMÍLIA, transferindo para pessoas não