quem disse, berenice? e a metáfora do Oceano Azul
NEGÓCIOS DA MODA 5O. SEMESTRE TURMA A
quem disse, berenice? e a metáfora do Oceano Azul
Num universo tão regrado quanto o da maquiagem, a quem disse, berenice?, uma unidade de negócio do Grupo Boticário, veio para quebrar paradigmas. Tendo como valores o bom humor, a irreverência e a originalidade, e com 68 lojas espalhadas pelo Brasil, ela levanta questionamentos e incita as mulheres a encontrem sua própria beleza. Inaugurada em agosto de 2012, dispõe de um portfólio com mais de 500 produtos das mais diversas utilidades, cores, texturas e fragrâncias.
Princípio 1: Reconstrução das fronteiras do mercado para se libertar da concorrência
No Brasil, cosméticos de alta qualidade possuem preços elevados. A quem disse, berenice? é acessível de todos os pontos de vista: tem preço justo – entre R$9,99 e R$89,00, portfólio extenso e bem diversificado, linguagem fácil de entender, pontos de venda em locais de alto fluxo e e-commerce de fácil navegação e com entrega em todo o Brasil, sem abrir mão da qualidade e inovação, o que possibilita a eles falar com as mais diversas idades e classes.
Princípio 2: Matriz de Valor
Com base na matriz de valor proposta por KIM & MAUBORGNE (2005), observamos que o posicionamento da quem disse, berenice?, de “quebrar as regras” do mundo da maquiagem e bom preço aliado à qualidade, faz com que ela se diferencie da concorrência. Tem como concorrentes a gigante Sephora, na forma como deixa à vontade suas clientes na loja para provar seus produtos, mas com marcas internacionais e de preço elevadíssimo, e a nacional Contém 1g, que vende uma imagem mais sóbria e sofisticada. Cria embalagens de fácil visualização com tampas transparentes, impede que a embalagem abra com facilidade com um fecho de imã, e cria nomes divertidos para seus produtos. A marca realizou ainda um estudo sobre a pele brasileira e criou uma linha com 18 tons diferentes de base, demaquilantes bifásicos com