Quem deve pagar a conta?
Não é justo que os ricos paguem a mais, que trabalhadores paguem pelos que não trabalham. Justo seria diminuir a tributação em produtos básicos. Pois no Brasil, segundo pesquisas, os pobres pagam mais impostos do que os ricos, percentualmente. Os impostos brasileiros cooperam para a desigualdade social, a base da arrecadação no Brasil é embutida em alimentos e bens de consumo. Os pobres comprometem mais a sua renda com produtos de sobrevivência.
Como relatado no vídeo, o que não é justo é o governo taxar os mais ricos em favor dos mais pobres, deveria ser feito de outra forma, como, a espontaneidade das pessoas em fazer ou não doações para as pessoas menos afortunadas.
Porém, devemos analisar o fato de que se realmente as arrecadações em impostos feitas pelo governo fossem para as suas finalidades, Aplicadas em educação, saúde e saneamento, dentre outras, com certeza aqueles que intitulados ricos não seria necessário doar parte de suas riquezas para os menos afortunados. Certamente esses teriam maior possibilidade de tornarem-se cidadãos com maior poder aquisitivo, assim formando uma comunidade com divisão mais justa de suas riquezas. Ser taxado pelo estado realmente não é justo, mas temos de olhar por outro lado, se a desigualdade não imperasse em nosso sistema, a riqueza seria maior distribuída e assim não haveria necessidade de impostos tão altos. O que nos faz pensar o porquê as riquezas estão nas mãos de tão pouco, sendo que a divisão dessas riquezas não seria o mais justo? Porém, conceder a ferramenta para que todos possam ter a mesma oportunidade de tornarem ricos, não