Queimaduras
O QUE É?
Queimadura é a lesão na pele provocada geralmente pelo calor, mas também pode ser provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.
CLASSIFICAÇÃO E CUIDADOS
Podemos classificar as queimaduras conforme a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam feitos corretamente.
• Queimadura de 1º grau – Queimaduras leves, nas quais ocorre uma vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável. Não há formação de bolhas e a pele não se desprende. Na evolução não surgem cicatrizes, mas a pele pode ficar um pouco escura no início, o que desaparece com o tempo. Curativo para queimadura de 1º grau
Para o curativo de queimaduras de 1º grau é recomendado: Lavar imediatamente o local queimado com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique limpa e livre de microrganismos;
Nas primeiras horas aplicar uma compressa de água potável gelada, trocando sempre que ela já não estiver fria; Aplicar uma fina camada de um bom creme hidratante para hidratar a pele, mas evitar a vaselina.
As queimaduras de sol, geralmente, são uma queimadura de primeiro grau e o uso de uma loção pós sol, como o Caladryl, em todo corpo, pode ajudar a aliviar a dor e evitar que a pele descame. É importante também usar protetor solar e evitar a exposição ao sol.
• Queimaduras de 2º grau – Há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa. Normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lenta e podem deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.
Curativo para queimadura de 2º grau
O curativo para pequenas queimadura de 2º grau pode ser feito em casa,