Queimaduras
DIENE APARECIDA ANASTÁCIO BELARMINO
PRIMEIROS SOCORROS
QUEIMADURA
BIOMEDICINA
BELO HORIZONTE
2015
Conceito
As queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos produzida pelo calor no corpo ou por certos animais e vegetais (como ex.: larvas, água-viva, urtiga), a pequena bolha (flictena) até formas mais graves capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. A queimadura não é obrigatoriamente uniforme! Podem ocorrer nos diversos graus e ao mesmo tempo. As manifestações locais mais importantes das queimaduras são: perda de líquidos corporais, não há eliminação das toxinas através do suor, formação de substâncias tóxicas, choque causado por dor intensa, destruição de tecidos e infecção.
Tipos de queimaduras
As queimaduras podem ser superficiais ou profundas. As queimaduras superficiais são consideramos queimaduras que não causam risco de morte nem alterações metabólicas no organismo que necessitem de tratamento intra-hospitalar. As queimaduras profundas são as consideradas mais graves que atingem as camadas mais profundas da pele podendo chegar aos ossos.
Classificação
As Queimaduras são classificadas de acordo com:
Agente causal:
Térmica: Provocada por calor, líquidos quentes, objetos aquecidos, vapor.
Química: Provocada por produtos corrosivos que podem ser bases fortes ou de origem ácida, como exemplos, temos: álcool, gasolina, bases e ácidos.
Elétrica: Quando provocada por raios e corrente elétricas.
Radiação: Quando provocada por radiação nuclear
Biológicos: são as queimaduras provocadas por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, látex, etc. Animais: água-viva, lagarta-de-fogo, medusa, etc.
A profundidade:
1º grau: Atinge a camadas superficial da pele a epiderme, causando vermelhidão, inchaço, dor local, às vezes insuportável, sem formação de