queimaduras
Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais frequentes.
Exemplo: uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.
O que não fazer: usar pomadas e unguentos além de uma infinidade de outros produtos (borra de café, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia é frequentemente usada.
As substâncias antissépticas presentes nas pastas dentais são extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da lesão queimada.
Queimaduras elétricas:
É aquela provocada por contato com fonte de energia elétrica.
Este tipo de queimadura é especial pois dependendo da corrente elétrica pode atingir órgãos internos na passagem da corrente, "cozinhando-os " como num micro-ondas , pode ainda causar PARADA ou ARRITIMIA cardíaca uma vez que o coração funciona através de estímulos elétricos.
Exemplo: fios desencapados, raptores sem proteção.
O que não fazer: jogar água na vitima, toca-la caso ainda esteja tomando o choque.
Queimaduras químicas: provocadas por Ácidos ou bases.
Exemplo: cáustica refrigerante, lixívia, Estes Produtos absorvidos podem provocar Lesão Para Além da pele, os órgãos internos.
O que não fazer: por gelo, pastas ou pomadas sem orientação médica.
Queimaduras por Radiação: são causadas Pela Transferência de Radiação Para O Corpo.
Exemplo: energia solar.
O que não fazer: por pomadas, para aliviar.
OBS: Associado a Estes tipos de queimadura temos a queimadura inalatória, classificada Como uma Lesão causada por calor, em que existe inalação de monóxido de Carbono fumo que contém Diferentes tipos de gases.
TRATAMENTO