queimadas
Índice
[esconder]
1 Destruição ambiental2 As queimadas no Brasil3 Aspectos positivos4 Nas artes5 Referências6 Ver tambémDestruição ambiental[editar | editar código-fonte]
O efeito mais notório da queimada é a destruição do ambiente. Na floresta amazônica no mês de agosto de 1988 foram queimados por dia cerca de mil quilômetros quadrados de mata, quando agricultores limpam os terrenos para o cultivo. A poluição gerada pelas queimadas da amazônia, era estimada como o equivalente ao lançado na atmosfera pela cidade deSão Paulo nos últimos setenta anos.1 .As queimadas são uma prática muito utilizada para a formação de pastos destinados ao gado ou para o cultivo da agricultura, quando os fazendeiros desconhecem os efeitos nocivos do fogo para o solo. O pequeno produtor queima a vegetação para preparar o local, ação que isenta os custos de mão de obra.
As queimadas no Brasil[editar | editar código-fonte]
Queimadas são um dos problemas ainda presentes na agricultura brasileira.
Ao contrário do que preconizam os estudiosos e pessoas que, como Monteiro Lobato, abordaram a prática como um legado nocivo dos índios, as queimadas que estes realizaram ao longo de cerca de doze mil anos de sua presença nas atuais terras do Brasil mantiveram a natureza em equilíbrio - dessa supremacia o que deixou de ocorrer, entretanto, com a incorporação da limpeza do terreno pelo fogo à cultura europeia introduzida a partir de 1500: a divisão da terra em propriedades, o cultivo monocultor etc., que dizimaram a flora nativa. As queimadas atingem diretamente os animais silvestres2As queimadas também podem ser utilizadas no perímetro urbano. Na imagem, o Jardim São José, um dos bairros mais novos de Goiânia (Goiás)