Queimadas
Este trabalho tem como base o estudo das queimadas, prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada. Iremos abordar a legislação que trata do assunto, como por exemplo, os crimes e as infrações administrativas, as consequências de tal prática para o meio ambiente, saúde humana e os efeitos econômicos e sociais, locais proibidos para sua realização, além de falar sobre o Prevfogo, Centro Especializado nessa área que está atrelado ao Ibama.
Queimadas
Sabemos que o manejo com a natureza, principalmente para a obtenção de recursos, remontam desde os primórdios da história da humanidade. Tais práticas ficaram bem evidenciadas, principalmente pelos povo indígenas e os quilombolas,que tinha o meio ambiente como a sua mola mestra de sobrevivência.
Não obstante, tal conjuntura supramencionadas, uma prática bastante utilizadas por esse povos e que ganhou uma nova roupagem nos dias atuais, foi a utilização das queimadas para o devido manejo do solo.Como é de conhecimento do senso comum, as consequências são danosas para o meio ambiente, causando a morte da fauna e da flora, culminando assim, na quebra do equilíbrio natural . Ao procurarmos no dicionário o significado da palavra queimada encontraremos tal conceituação onde tal, é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada, um outro sinônimo que podemos vincular a tal prática,é a coivara, bastante utilizada pelos indígenas e pelos quilombolas,diferenciando-se um pouco da que conhecemos hoje,principalmentepela forma amadora da sua implementação,pois só a utilizava como algo de mera subsistência,conjuntura diferenciada em relação a que conhecemos na atualidades .
Sabemos também que há especialistas que defendem a utilização dessa prática tendo em vista sua