Queimadas no brasil
Queimadas no Brasil
As queimadas no Brasil cresceram muito nos últimos anos.Estatísticas revelam que existem cerca de 300.000 queimadas por ano, em todo o país, elas geralmente ocorrem em áreas desmatadas e secas.
Mas muitas das vezes os incêndios florestais tem motivos econômicos, são provocadas para ampliar áreas para criação de gado ou culturas agrícolas.
A também os incêndios nas margens das rodovias, que são causadas por motores desregulados de caminhões e ônibus. E também os incêndios causados por descuido de pessoas tais como balões e tocos de cigarro.
O monitoramento das queimadas no Brasil é feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) por meio de sensoriamento remoto por satélites.Os focos das queimadas se concentram na região Centro-Oeste e em algumas partes das regiões Norte e Nordeste. E conforme dados do Instituto o Brasil é o líder em incêndios e queimadas entre os países da America Latina.
Os meses que ocorrem mais queimadas é de Junho a Novembro, tendo os mais críticos agosto e setembro. No Nordeste, a ocorrência é maior no período de outubro a janeiro, no Centro-Oeste e na região Amazônica os meses de julho a outubro Os estados que ocorrem com mais frequências as queimadas é no Mato Grosso e Pará, também havendo muitas ocorrências em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Desde o ano de 1500 quando os portugueses chegaram no Brasil, as queimadas foram se tornando constantes e intensas, deixando uma destruição total nas florestas, nas matas e no cerrado.
Em março de 1998, o Brasil assistiu a um dos maiores incêndios de sua história no distante estado de Roraima . Foram cerca de 40 mil quilômetros quadrados queimados. A principal suspeita para a tragédia foram as queimadas irregulares e não controladas. As áreas agrícolas queimadas foram um pouco mais de 2 mil quilômetros, enquanto o fogo se alastrava pelas florestas primárias, foram atingidas em 14 mil quilômetros as savanas e campinhas, comuns na região,