Quebrando a banca
A obra (não confundir com um filme homônimo com Jackie Chan), baseada em fatos reais, conta como um grupo de estudantes negros dafaculdade Walley, no preconceituoso Texas, passa a ganhar debate após debate pelos Estados Unidos da década de 1930.
Sim, eles são debatedores. A competição, quenão tem tradição no Brasil, coloca duas equipes de estudantes frente a frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentaçãopara convencer os jurados a lhes dar a vitória.
O time de Walley é liderado pelo professor Melvin B. Tolson, interpretado por Denzel Washington, mais uma vezavassalador em sua interpretação (ele também dirige muito bem o filme). Mas não é só ele. Os quatro estudantes estão sensacionais, especialmente o precoce de 14 anos –James Farmeer Junior -, que com essa idade está na faculdade. Ele é interpretado por Denzel Whitaker. Esse sobrenome lembra Forest Whitaker, que curiosamente interpretaseu pai no filme (brilhante), o primeiro negro dos Estados Unidos a conseguir um PhD. Mas não, ele não é filho de Forest.
Está certo que tenho uma queda por filmesbaseados em histórias reais. Mas este, indicado ao Globo de Ouro por Melhor Filme Dramático em 2008, honra a “tradição”. E parece que Oprah Winfrey tem acertado a mão.Ela é uma das produtoras deste, como foi de Preciosa. O Grande Desafio é digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação. É um grande desafio não gostar dele.