Quase deuses
Quase Deuses
Ficha técnica
Título Original: Something the Lord Made
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Joseph Sargent
Fonte: .www.adorocinema.com
Resumo do capítulo.
A ciência aspira pela objetividade ao tentar superar as conclusões subjetivas marcadas pela nossa sensibilidade ou idiossincrasias. Os cientistas trabalham com hipóteses testáveis que podem ser submetidas à experimentação, de modo a serem confirmadas ou rejeitadas. Ou seja, a ciência é constituída por corpos de conhecimento organizado cujas investigações sistemáticas estão empiricamente fundamentadas pelo controle dos fatos.
As explicações científicas são formuladas em enunciados gerais, capazes de distinguir e separar certas propriedades e descobrir relações entre outras, unificando um grande numero de fatos que pareciam dispares. A confiança total na ciência pressupõe apenas a racionalidade científica, como se ela fosse a única resposta às perguntas que fazemos.
O mito do especialista, fruto do cientificismo, tem como conseqüência a tecnocracia, segundo a qual apenas o técnico competente é capaz de decisão; ou seja, desse mito só pode concluir que “saber é poder”. A ciência é um tipo de saber capaz de superar a subjetividade do próprio cientista e os preconceitos do senso comum. Em decorrência, muitos pensam que a ciência é um saber neutro, ou seja, que as pesquisas cientificas não sofre influencia social ou política e visam apenas ao conhecimento “puro” e desinteressado.
Ainda que seus procedimentos metodológicos busquem a objetividade, cabe ao cientista a responsabilidade social de indagar sobre os fins a que se destinam suas descobertas, sem alegar isenção, uma vez que a produção cientifica não se realiza fora de um determinado contexto social e político.
Uma das funções da filosofia é analisar os fundamentos da ciência.Ela busca recuperar a visão de totalidade,fragmentada diante da multiplicidade das ciências particulares e da