Quarta colonia
Foto: Silveira Martins, a principal cidade da região - NUTEP/UFRGS
Último núcleo da colonização italiana
Quarta Colônia de Imigração Italiana é uma região localizada no Rio Grande do Sul, na Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense, e que foi o quarto centro de colonização italiana no estado, apenas depois de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, e a primeira fora da Serra Gaúcha. Engloba os atuais municípios de Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine além de partes dos municípios de Agudo, Restinga Seca, somando uma área de 2,5 mil quilômetros quadrados e com uma população total de aproximadamente 65 mil habitantes, cuja sua maioria 74,4% reside no meio rural.
O principal centro turístico dessa região é o distrito polesinense de Vale Vêneto.
O nome da região foi definido por ser a quarta área de assentamento para os imigrantes italianos que vieram para o Rio Grande do Sul no século XIX. O local escolhido, ficava distante dos demais núcleos de imigração italiana, mas favorecido pelas boas condições da região, que permitia o uso nos cultivos de uva e fumo. Foi criada em 1877 e recebeu o nome de Colônia Silveira Martins, homenagem ao senador gaúcho que defendia o processo de imigração italiana para o Estado. Foi composto inicialmente por 70 famílias que subiram o Rio Jacuí até Rio Pardo, percorrendo o restante do caminho em carros de boi.
Um pouco mais sobre os munícipios que o englobam:
SILVEIRA MARTINS: Distante 280 km de Porto Alegre, oferece aos seus visitantes roteiros que mostram a história da Quarta Colônia, refazendo o caminho dos imigrantes italianos, com visitas a capela, igrejas e ao museu do imigrante. Tudo isso com direito a comida e café colonial italiano.
IVORÁ: Distante 290 km de Porto alegre, oferece aos seus visitantes pontos turísticos como o único mosteiro de monges Cartuxos da América Latina, igrejas do início do século e a casa