Quanto vale o seu conhecimento
Por Francisco Renaldo Costa para o RH.com.br [pic]
Francisco Renaldo Costa
Professor de Filosofia e Consultor. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela PUC-BH. MBA em Gestão de Pessoas. Colunista do Jornal Gosto de Ler do Portal Parnanet e Banein-Ideias e Negócios, colunas Educação e Empresarial. Projeto de assessoria focado em Treinamento e Desenvolvimento - Empresas e Escolas. Palestras focadas em: Liderança, Trabalho em Equipe, Motivação, Relações Humanas, Gestão de Conflitos e Comunicação.
+ textos de Francisco Renaldo Costa
[pic][pic]Começo com uma recordação da infância. Nos tempos do ginásio, minha professora de matemática criava um clima de solenidade e declamava: "Na vida, meus lindos, podem tirar tudo de vocês, menos o conhecimento. Por isso, estudem". Confesso que essas palavras ficaram gravadas, talvez nem tanto pela importância, na ocasião, mas pelas vezes que ouvi. O tempo passou, decidi seguir um campo de conhecimento diferente daquele de minha professora de matemática, fui pelas trilhas das humanidades.
"Quanto mais existe sapiência, mais existe paciência", nos adverte o provérbio chinês. Conhecer exige planejamento, nada acontece ou se adquire de uma hora para outra, a não ser a contingência que sempre chega sem nos avisar. A história pede um mínimo de planejamento, para os que desejam sobreviver, já para os que almejam o sucesso, a ordem é planejar, planejar e planejar.
Para os gregos, o mundo em que nos situamos está em constante devir, podemos traduzir esse conceito por movimento, mudança ou transformação. Tudo flui, o cenário é de constante mutação. Observe abaixo:
Século 19 - Era da Industrialização
Século 20 - Era do Gerenciamento
Século 21 - Era do Capital Humano / Era do Conhecimento / Era do Ser
Onde as mudanças são constantes, velocidades são crescentes.
Lembremos que desde 1990 a sociedade ficou conhecida como a Era da Informação, situação vivida até os dias atuais e a principal