Quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados em são luis e destinados ao aterro municipal da ribeira. são luis-ma.
ENGENHARIA AMBIENTAL
Elizangela vieira barros
Informações EstatÍsticas da QUANTIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS COLETADOS EM SÃO LUIS E DESTINADOS AO ATERRO municipal DA RIBEIRA.
SÃO LUIS-MA.
São Luís
2009
RESUMO
Um dos desafios para a sociedade, neste século, é a destinação final adequada dos resíduos sólidos que afetam diretamente a qualidade de vida e causa problemas socioambientais à população e neste caso o objeto de estudo são os sólidos urbanos. O presente trabalho visa quantificar e informar o manejo e a coleta atual dos resíduos sólidos urbanos destinados ao Aterro Sanitário da Ribeira localizado no distrito industrial na área rural da capital maranhense em operação a cerca de 13 anos com prazo útil para capacidade em 2010. Finalmente é importante destacar a relevância de tais estatísticas em nível de conscientização e como complemento de base em Educação Ambiental e posteriores estudos.
1 PROBLEMATIZAÇÃO:
O problema dos resíduos sólidos na capital maranhense vem se agravando como conseqüência do acelerado crescimento populacional e constante mudanças de hábitos sociais. Neste cenário o desenvolvimento econômico da região é naturalmente acompanhado de uma maior produção de resíduos sendo relevante fator que afeta a saúde da comunidade dentre outros problemas socioambientais. Com este contexto é necessário e importante que implantem políticas publicas e soluções técnicas adequadas para resolver problemas da gestão e disposição final. Sem a infra-estrutura necessária muitas dessas áreas tornam-se freqüentemente soluções improvisadas ou emergenciais que acabam por se transformarem em definitivas, gerando uma serie de transtornos refletindo em problemas graves de saúde publica.
2 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral: Diagnosticar a quantidade de resíduos sólidos urbanos coletados na cidade de São Luis com disposição final no Aterro