Quantidade de movimento
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL I – FIS06
LARISSA BUENO P. B. SOUSA
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
BOA VISTA, RR
2013
DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL I
PROFº ROBERTO FERREIRA
Larissa Bueno Pereira Braziellas Sousa
Boa Vista – RR
Dezembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
O intuito do presente relatório é abordar o conceito de lançamento de projétil que já foi referido em ensaios anteriores.
Será utilizada a Conservação do Momento Linear ao invés da Conservação de energia para se calcular a quantidade de movimento que a esfera realiza durante o seu lançamento horizontal.
A quantidade de movimento durante o lançamento será calculado utilizando os conceitos de Momento Linear e Impulso, e também a Conservação do Momento Linear.
Mais adiante será explicado em detalhes os procedimentos feitos em laboratório, bem como um sucinto parecer sobre as conclusões encontradas.
Durante muito tempo a medida do efeito de uma força sobre um corpo foi discutida, da mesma forma que Laivoisier estabeleceu a Lei da Conservação das Massas, René Descartes enunciou que a quantidade de movimento do universo é constante, chamando-a de força de movimento. Porém sua definição não incluía a direção do movimento.
Mas pela Terceira Lei da Natureza:
``Terceira lei da natureza: que um corpo, entrando em contato com um outro mais pesado, não perde nada de seu movimento, mas entrando em contato com um mais leve, perde tanto quanto o transfere ao corpo mais leve.''
A segunda parte desta lei está fisicamente incorreta, devido à definição cartesiana de momentum. A inversão de velocidade do corpo menor é uma variação da quantidade de movimento, embora o produto massa por velocidade