Quantidade de Movimentos
Um corpo de massa m, que num determinado instante t (tempo) possua velocidade V, mais conhecido como Q = M.V (massa . velocidade).
A quantidade de movimento se aplica quando o Sistema Internacional de Unidades é o kg. m/s.
Ela é aplicada tanto às partículas fundamentais (que são muito menores que o átomo) quanto às colisões de veículos e às galáxias. Ela é válida quer os corpos permaneçam unidos após o choque, quer saltem depois de se tocarem.
Por exemplo, quando você dá um tiro de espingarda a quantidade de movimento da bala para a frente é positivo, é igual à quantidade de movimento para trás da espingarda que por sua vez é negativa. A soma das duas é positiva e negativa se tornando nula, como era nula a quantidade de movimento antes do tiro. Ou seja o tiro não produz nenhuma quantidade de movimento. Outro exemplo é o lançamento de um foguete, a quantidade de movimento positiva de um foguete é igual à quantidade de movimento negativa dos gases que são ejetados para trás.
Por exemplo, se queremos analisar a colisão de duas bolas de bilhar, a força de atrito entre as bolas e a mesa é uma força externa, que vai impedir que a quantidade de movimento total se conserve - isso é percebido claramente pelo fato das bolas pararem de girar; se não houvesse atrito nenhum, elas se manteriam em movimento para sempre.