Quando Um Fluido Qualquer Escoa De Um Ponto Para Outro No Interior De Um Tubo
O diâmetro dos tubos da rede de distribuição de água depende da magnitude da perda de carga admissível no sistema pelo projetista. O custo operacional é afetado inversamente pelo diâmetro dos tubos. Aumentando-se o diâmetro, para uma dada vazão, a perda de carga por unidade de comprimento diminui, reduzindo a energia de bombeamento necessária.( GUIMARÃES, FRIZZONE E REZENDE, 2008)
Atualmente a expressão mais precisa e utilizada universalmente para análise de escoamento em tubos, e que foi proposta em 1845, é a conhecida equação de Darcy-Weisbach:
Onde temos hf sendo a perda de carga ao longo do comprimento do tubo, f o fator de atrito de Darcy-Weisbach (adimensional), L o comprimento do tubo, v a velocidade do líquido no interior do tubo, D o diâmetro interno do tubo e g a aceleração da gravidade local.
A equação desenvolvida por Darcy-Weisbach é a mais utilizada no meio científico, garantindo maior ajuste dos dados à realidade física. Ela é denominada também de equação Universal da Perda de Carga.
Objetivo
O objetivo do trabalho é determinar a perda de carga associada ao escoamento de um fluido, no caso a água, em um tubo de seção circular reta. Devemos determinar experimantalmente o fator de atrito associado ao tubo e comparar o valor encontrado com as diferentes correlações existentes na literatura.
http://dprengenharia.com/equacao-de-darcy-weisbach-uma-solucao-as-limitacoes-das-equacoes-de-hazen-williams/ acessado em 12/03 as 13:45
http://www.scielo.br/pdf/asagr/v30n3/a01v30n3.pdf