qualquer coisa
Em 1973 a redução na produção provoca choque no petróleo.
A utilização do álcool como combustível automotivo no Brasil começou em 1975.
O primeiro carro totalmente movido a álcool foi lançado em 1979.
Na segunda metade da década de 80, as vendas de carros a álcool chegaram a ser responsáveis por 96% do mercado de veículos.
O fim do Pro-Álcool e a alta do preço de açúcar, em 1989, provocam colapso no abastecimento.
O primeiro carro bicombustível no Brasil surgiu em 2003.
No início de 2009, 87% das vendas de carros novos eram de bicombustíveis.
O Pro-Álcool foi reativado no início deste século. No mercado externo, o potencial do etanol brasileiro como produto de exportação foi ampliado.
Carvão mineral
O carvão mineral é um minério não metálico, de cor preta ou marrom, que apresenta grande potencial combustível. É constituído basicamente por carbono e magnésio. É considerado um combustível fóssil, pois as jazidas desse minério se formaram há milhões de anos.
É utilizado, especialmente, no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química, na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos, fertilizantes e na produção de energia elétrica nas termoelétricas.
Praticamente todo o carvão mineral brasileiro procede da região sul, onde estão concentradas as reservas. O estado do Rio Grande do Sul atualmente é o maior produtor do país.
O Brasil importa cerca de 50% do carvão que consome.
Carvão vegetal e lenha
Carvão vegetal é um elemento obtido a partir da queima de madeira. É utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões.
O carvão vegetal e a lenha são as principais fontes de energia da população sem acesso á eletricidade e a outras fontes de energia. No Brasil, 70% da lenha provêm da vegetação nativa do cerrado, o que provoca grande desmatamento. Apenas 30% são obtidos de árvores cultivadas para esse fim.
Energia nuclear
A construção de usinas nucleares no