qualidade
Professora: Valeska Viana
Qualidade
A qualidade é o processo relacionado à busca pelo defeito zero e tem sua origem após a Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses conheceram a gestão pela qualidade total desenvolvida pelos norte-americanos e aperfeiçoaram o processo que já trazia consideráveis vantagens.
A gestão da qualidade é uma metodologia que se baseia na ideia de encantar os clientes, oferecendo algo além das expectativas dos mesmos. Um dos principais gurus da gestão da qualidade é Edwards Deming e a sua visão sobre o tema é que a aplicação da técnica deve ir além as necessidades da empresa aumentar seu número de clientes; e que as empresas precisam permanecer em serviço e para tanto, é fundamental que os clientes tenham uma avaliação positiva da organização, mas essa avaliação só se dá em algum ponto do futuro e isso pode significar tarde demais para que o cliente mude seu conceito, ou seja, a qualidade só tem uma chance de dar certo.
Gestão da qualidade total é além de uma metodologia, uma filosofia de trabalho que objetiva a ausência do retrabalho e o defeito zero. Consiste na conformidade dos procedimentos com as especificações determinadas para a produção e garantia técnica do bom desempenho do produto.
Deming define 14 pontos essenciais para o sucesso das organizações no que diz respeito à qualidade. São medidas que devem ser aplicadas em conjunto, são elas as seguintes:
1. Criar constância de propósitos para a melhoria de produtos e serviços, isto é, aceitar que é preciso mais do que “fazer dinheiro nos negócios”, é preciso manter-se.
2. Adotar a nova filosofia completamente, ou seja, acreditar sem hesitar que erros e negativismos devem ser evitados.
3. Acabar com a dependência da inspeção em massa, isto é, entender que a inspeção e o controle não são formadores de qualidade, e sim de custos. A qualidade não vem da inspeção, e sim da melhoria do processo.
4. Acabar com a insistência organizacional de adquirir