qualidade
Patrícia Garcia patyblm@ig.com.br Armando Mourão armandocabano@yahoo.com.br 1 – Introdução
O termo “Desenvolvimento Sustentável” tem sido motivo de discussão em vários segmentos da sociedade, gerando uma multiplicidade de conceitos e interpretações.
As inquietações da ONU e dos movimentos ambientalistas buscam uma proposta alternativa de desenvolvimento ante os riscos que a economia consumidora de matéria, modelo do sistema econômico capitalista, tem causado ao gerar graves distúrbios na biosfera ao ponto de ameaçar a base de sustentação da vida sobre o planeta, promovendo a degradação do meio ambiente.
Neste trabalho abordaremos conceitos e faremos uma pequena análise sobre a implementação de um desenvolvimento sustentável a nível global, dando ênfase a Amazônia.
Esse artigo faz parte de um estudo mais amplo, desenvolvido na disciplina “Metodologia de Pesquisa Aplicada ao Turismo II” e tem como objetivo fazer uma breve reflexão sobre as seguintes questões: É possível se promover um desenvolvimento sustentável em uma sociedade capitalista? Até que ponto o Estado, as grandes indústrias, empresários, abrirão mão de seus interesses pessoais para se implantar um desenvolvimento que sintetizem a inclusão social e a sustentabilidade sem depredar com os recursos naturais renováveis e não renováveis, visando a construção de uma sociedade com um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente sustentável?
2 – Origem
O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido no inicio da década de 80, por Lester Brown, fundador do Woldwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como o que é capaz de satisfazer as próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras.
CAPRA (2003).
Outra contribuição importante para a vinculação da questão do meio ambiente à do desenvolvimento foi o relatório do Clube de Roma. O