qualidade
PROFº DARLEI VEIGA
ALUNO: FELIPE TADEU
ALUNO: FRANCISCO ROGERIO
ALUNO: MURILO BRAZ
ALUNO: RENÃ GREGORY
ALUNO: TIAGO SIQUEIRA
Resumo:
A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nas organizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback, entre outros.
Palavras chave: Qualidade de vida no trabalho; Modelos de QVT; Indicadores de QVT.
1. Introdução
Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho (QVT) nas organizações. Para apresentar o assunto será feito um estudo com base em uma pesquisa bibliográfica.
2. A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que, aqueles que gostam das suas carreiras, têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de vida no trabalho.
O trabalho, no decorrer da história, foi ocupando a maior parte do